História do Hospital São Pedro D’Alcântara

            Essa é uma história que nos fascina pela ousadia da época e pela luta atual.  O Hospital São Pedro D’Alcântara foi criado em 25 de janeiro de 1825, por Carta Imperial. O governador da Província, Dr. Caetano Maria Lopes Gama, oficiou ao Imperador Dom Pedro I, solicitando autorização para criar um hospital na Capital da Província. A Carta foi enviada no início de novembro de 1824. A resposta, contudo, veio somente no dia 25 de janeiro de 1825.

O imperador autorizou a construção do hospital, dando-lhe o nome de São Pedro D’Alcântara (nome do padroeiro da casa Imperial, a Casa dos Bragança). Começou então, a funcionar às margens do Rio Vermelho, numa enfermaria. O prédio foi construído depois. A inauguração oficial ocorreu em 1908, já em um contexto diferente do inicial. Nessa época, o Hospital São Pedro já atendia a população vilaboense e as regiões vizinhas.

O Hospital São Pedro foi reconhecido como Hospital Amigo da Criança em 2000, pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF). Em 2004, pelo Ministério da Saúde, recebeu o IV Premio Professor Galba de Araújo, pelo respeito à dignidade de Mulher e a Humanização do Parto.

Este tem construindo sua missão pautada em lutas, dificuldades, desafios contínuos. Mesmo assim não perde o foco nos objetivos de ser um Hospital de referencia e excelência, assegurando a atenção integral e humanizada à saúde.  



Sobre nós

Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara. Instituição leiga fundada no ano de 1825, o hospital nasceu da iniciativa de um grupo local influente que reconheceu um mal social: a ausência de assistência aos destituídos e enfermos. No que se referia à assistência social, ele abarcava funções e princípios caritativos cristãos, assistindo alienados, internados em cárceres, doentes e necessitados em geral, e, com a inauguração do cemitério público, sepultava gratuitamente os indigentes.

Endereço


R. Couto Magalhães, 1 - S Santana
Goiás Velho - GO, 76600-000
Fone: (62) 3372-7890